top of page

PENTECOSTES

  • jardimquaraca
  • 15 de mai.
  • 3 min de leitura


Muitas são as possibilidades de vivenciar Pentecostes com as crianças. Mas, como tudo em nossa pedagogia, o fundamental é sempre a preparação interna dos adultos. E assim conseguiremos alcançar profundamente as crianças. Após as vivências da Quaresma, da Páscoa, da Ascensão e de todas as propostas de renovação interior, eles estão finalmente prontos. No primeiro Pentecostes na Terra, línguas de fogo apareceram sobre as cabeças dos discípulos de Cristo. Flamas iluminaram o passado deles, bem como o seu futuro. Pentecostes é a festa da liberdade e do amor, é uma festa que abre as portas para o futuro. Sua cor é o amarelo, que quer iluminar tudo. O espírito humano deve ser luminoso, ir de encontro à Luz.

No encerramento da época acontece uma festa: a festa de Pentecostes, que será uma festa interna. As cores branco, vermelho e amarelo-dourado podem alegrar a festa com flores, velas e as delicadas pombinhas que representam o Espírito Santo, a paz, a união, o amor.

Nos é dada, em Pentecostes, a oportunidade de fortalecer a união e a individualidade para uma vivência comunitária.

Nas escolas, é nesta época que as professoras aproveitam para introduzir temas como profissões, costumes, idiomas, colheita, outono... onde se trabalha para o bem comum.

Também trazemos a imagem dos anões que trabalham, cavando na montanha, procurando pedras preciosas e vivenciando o elemento dessa estação: terra.


História para crianças menores de 3 anos

Um anão muito engraçado, na floresta foi passear. Eis que surgiu um gigante e ao pequeno queria pegar.

O anão mais que ligeiro na floresta se escondeu.

O gigante procurou, procurou e ao pequeno ele não encontrou.


História para crianças de 3 a 6 anos


Um cisne vem de longe


Era uma vez um rei e uma rainha que desejavam muito uma criança, mas o desejo não se realizava, por mais profundo que fosse. Havia já passado muitos anos de espera, quando um dia, um ancião entrou pela sala do trono adentro. Seus cabelos muito longos, caiam-lhe sobre o manto azul. Seu olhar voltado para o rei e para a rainha conseguiu penetrar-lhes o coração e ler, ali, seu grande desejo:

- Conheço sua preocupação, mas, não se aflijam. O seu desejo será realizado, disse o estranho. Prestem atenção ao que vou lhes dizer agora: quando por sua morada, se estender o arco-íris e um resplandecente cisne branco cruzar por ela, para, em seguida pousar junto ao lago, perto do palácio, terá chegado a hora pela qual tantos anos estão esperando.

Com estas palavras o ancião retirou-se da sala do trono, deixando o rei e a rainha em alegre expectativa. Um dia em pleno inverno, a rainha viu estendendo-se sobre o palácio um maravilhoso arco-íris, e, enquanto ela olhava admirando-lhe a beleza, ouviu um farfalhar de asas e viu um resplandecente cisne branco cruzar pela colorida porta celeste, movimentando com majestade suas grandes asas.


Ele pousou suavemente no lago, quase congelado, do jardim real. Era como se ele tivesse trazido consigo todo o mundo de alegria. O rei e a rainha, alegres e felizes, mandaram construir uma moradia para o cisne em meio a água; eles mesmoso alimentavam e dele cuidavam.

Pouco tempo depois, a rainha deu ao rei o esperado filho. A felicidade chegara ao palácio real.


O rei e a rainha não deixaram de lembrar-se com gratidão, do estranho que os visitou na hora certa. No coração da rainha nasceu uma canção soando suave e todos os dias, ela cantava essa canção ao filho real. A canção era assim:


Cisne vem de longe

Leve a voar

Pelo arco-íris

Na terra vem pousar.

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

As imagens utilizadas foram autorizadas pelos responsáveis das crianças e são de uso exclusivo do Jardim Quaraçá.

  • Jardim Quaraçá
  • Jardim Quaraçá
bottom of page