top of page

Páscoa no Jardim Quaraçá


A páscoa é uma festa cristã, que marca a época da paixão, morte e ressurreição de Jesus e, por ser um período tão marcante para a humanidade, faz parte do calendário de vivências da Pedagogia Waldorf. Páscoa tem significado de passagem, um renascimento interior em que a força do amor vem com a ferramenta de transformação.

Todos os anos, na época do outono, em nosso jardim, as crianças começam a se preparar para vivenciar intensamente a Páscoa. Cantamos belas canções inspiradas em nossa querida Docinho, a coelhinha da nossa escola. Lindas histórias sobre a lagarta e a borboleta; pintam ovos com muitas cores; preparam com muito amor o ninho para a surpresa que o verdadeiro coelho da Páscoa vai deixar e juntos fazemos deliciosas roscas e pães para o lanche. Mas este ano está sendo diferente.

Apenas iniciamos todo o processo com as músicas e as estórias do preparo do ninho. Preparamos com os maiores o coelhinho de pompom, ficou lindo e cheinho de amor. Os momentos de fraternidade e dedicação foram vivenciados com os maiores da sala na preparação do coelho para os amigos mais novos, sentados um ao lado um do outro, foram escolhendo as cores e enrolando a lã até o pompom ficar gordinho e fofinho. Esses momentos de preparação são mágicos! Eles nutrem a fantasia de nossas crianças, cada momento vivenciado será único.

Mesmo com toda oferta em mídias e supermercado dá para fazer a grande espera para receber o ovo da páscoa. Assim como esperamos o aniversário, o dia das crianças e o natal. Façam da páscoa inesquecível encontro familiar. Sei que é inevitável as crianças ganharem ovos de amigos e parentes. Mas aquele que o verdadeiro coelho traz ele pode ser diferente.

Sabe como?

Pegue o ovo, tire a embalagem que vem do supermercado e coloque um lindo papel colorido ou um tecido, faça um lindo laço e pronto, ele se tornou especial. Prepare com as crianças um ninho bem quentinho com graminhas, panos, caixas de sapato decoradas. Deixe uma cenoura e um copo d’água para o coelho. Ou faça pegadinhas para que eles encontrem pela casa. Esse será o verdadeiro ovo da páscoa.

E a pergunta: Mamãe e aquele ovo do mercado? Ah! Aquele não é do verdadeiro coelho da páscoa.

Até quando toda essa magia? Para sempre! Nós brincamos até hoje com nossos filhos: onde será que o coelho escondeu o ovo?

A alegria e leveza da criança deve viver em nossos corações eternamente!

Adriana Sampaio

"Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo" - RUDOLF STEINER

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page