Desenvolvimento infantil

Desenvolvimento infantil – Primeiríssima infância (0-3 anos)




A maioria dos pais e cuidadores tem dúvidas que se relacionam a marcos ou questões importantes do desenvolvimento infantil, como sono, desfralde, alimentação, comportamentos desafiadores, “birras”, até questões que permeiam a vida das famílias de hoje como, por exemplo, a relação das crianças com eletrônicos e telas, por exemplo.


Falar sobre esses temas é fundamental, e para compreendermos o que é esperado, o que é incomum e situações que podem servir de alerta, conversaremos em nossa próxima roda sobre aspectos da primeiríssima infância, que corresponde à faixa etária dos 0 aos 3 anos.


A primeira infância é um momento de fundamental importância. O cérebro está no auge do desenvolvimento, as atividades neuronais e a plasticidade da mesma forma. As experiências e possibilidades apresentadas à criança farão a diferença e irão influenciar aspectos bio-psicoemocionais. O que é esperado, quais os marcos e como os aspectos emocionais e relacionais podem interferir no desenvolvimento infantil? Vamos primeiro pensar sobre isso?


Como costume, iremos conversar sobre os desafios que comumente aparecem nesta fase e compartilhar experiências, conhecimento e estratégias.


Deise Vilani Neumann

Posts Em Destaque
Posts Recentes