top of page

Como Ter Mais Saúde no Outono


OUTONO: Época dos ventos e das crianças resfriadas.

Mudança brusca no tempo, frio pela manhã, depois sol, chuva e nova queda de temperatura, com ventos fortes que derrubam as folhas das árvores e deixam as crianças com tosse e as mães preocupadas. É o outono que está chegando. Depois de um verão chuvoso vêm chegando a estação das gripes e dos resfriados.

E a pergunta da vez é: “O que fazer para meu filho não ficar doente?”

A resposta é simples: Precisamos nos prevenir dessas mudanças antes que aconteçam.

Nosso corpo resiste a essas variações, mas com um pouco de cuidado e atenção muitas coisas podem ser evitadas. Como a amplitude térmica é grande, vestir a criança com roupas leves por baixo, sobrepostas por casacos e gorros, é recomendado (...)

As atividades ao ar livre estão liberadas, mas se tem muito vento um gorro ajuda a prevenir as terríveis dores de ouvido tão comuns nessa época. Natação, futebol, andar de bicicleta, brincar de correr, tudo é uma delícia, mas podem se reunir em locais menos expostos. Jogos de tabuleiro, ouvir e contar histórias, brincadeiras e desenhos ajudam na recreação e chamamos sua atenção para que reconheça as variações da natureza, como a queda das folhas e os céus lindos que essa estação nos presenteia.

Tosse seca (que aparece inicialmente e depois vai ficando mais produtiva), pigarro, dor de garganta e coriza nasal bem fluída são os primeiros sintomas que surgem com essa exposição ao frio e vento, trata-se de uma reação comum do nosso corpo isso, é hora de aquecer: verificar se os pés estão frios e aquecê-los com uma meia um pouco mais grossa, oferecer chá de hortelã ou gengibre com mel, fazer compressas com água quente (várias vezes ao dia) são excelentes para as dores de ouvido e cuidar da alimentação: evitando os excessos proteicos (carnes, ovos, frituras, derivados lácteos), oferecer mais: grãos, oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs), cereais (granola, aveia, trigo e arroz integral), leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, ervilha), frutas frescas, raízes e legumes. As febres também são comuns e merecem um acompanhamento, pois o corpo sadio reage aumentando a temperatura corpórea em um mecanismo de defesa veja se os pés estão frios, vale a pena aquece-los, mesmo se a criança estiver febril para aliviar o calor excessivo na cabeça.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page