top of page

AS CRIANÇAS E A ÉPOCA DE PÁSCOA

As festas do ano são um acontecimento importante na vida e no ritmo da criança e mesmo do adulto. Se tentarmos nos lembrar de nossa infância, as festas parecem pequenas pedras preciosas em nossas vidas. A civilização moderna, tão consumista, incentiva apenas o lado comercial dessas festas, mas elas têm um profundo sentido espiritual e são marcos importantes no ritmo do ano.




A criança vivencia-as de uma forma direta e simples, pois participa com todo o seu ser. Sua alma fica satisfeita pela repetição anual das mesmas experiências, da chegada “novamente” de uma época, com as mesmas canções, as mesmas histórias, a casa decorada sempre do mesmo modo. Esperar, preparar e festejar uma festa produz na criança alegria e felicidade. Desperta nelas um sentimento de admiração, veneração, entusiasmo e gratidão para com a vida. A alegria vivenciada pela criança em sua infância traz leveza para seu corpo, metamorfoseando-as em forças para enfrentar e vencer as dificuldades que surgem na vida adulta futura. O mais importante para vivenciar uma festa e sua época é o preparo interno do adulto e do ambiente. Esta é a época da Paixão e da Ressurreição. Paixão vivenciada com a morte e Ressurreição vivenciada com a vida!


Na Educação Infantil vivenciamos a “Época da Páscoa” que vai da Paixão-Páscoa-Ascensão-Pentecostes (o que também pode ser feito em casa). A princípio nos preparamos internamente para o momento da Paixão. O ambiente fica diferente, cores mais claras, menos brilhantes, sem muitas flores, certo silêncio vive em nossas almas, tudo fica muito simples. As crianças semearão sementes que brotam rapidamente, vivência de enterrar o grão que renasce que inclui as qualidades da esperança e da confiança (trigo que pode deixar crescer e depois ser colhido ou alpiste para enfeitar um canto para a época). Histórias que trazem em sua essência a superação, morte e transformação serão contadas, algumas lagartas de lã estão na mesa da época dormirão virando casulos e depois borboletas. Na segunda-feira, quando voltam da Páscoa, é dia de festa, dia de Ressurreição, flores, cores brilhantes, borboletas penduradas pela sala e a procura dos ovos, dia de muita alegria. (o que pode ser vivenciado em casa em família no domingo).


Afinal o que é a Páscoa?




Páscoa é a festa mais importante do ano. Ela acontece no 1º dia da semana, Domingo, por ser o dia em que Cristo ressuscitou e por este motivo, todo domingo tem um brilho especial. A palavra Páscoa, muda seu significado em cada língua, na alemã=deusa da fertilidade, no Brasil vem do hebreu=passar, ir para frente. Essa festa nos traz a morte e a ressurreição. Em cada morrer há um germe de vida e isso a natureza nos mostra, e no reino animal podemos ver as “borboletas” isso é uma imagem real. O símbolo nos traz dois momentos, o que vemos e o sentido que está por traz. O mais importante de tudo nas festas é que todos os anos nos aprofundem novamente. O ovo é como um germe de esperança para nova vida, porque o ovo é puro futuro, é o inicio de uma esperança e não sabe o que vai surgir dele, é também um símbolo da imortalidade e eternidade.




Coelho e o ovo qual a relação?




O coelho não bota ovo, na verdade ele traz e esconde, esse coelho é invisível, ninguém poderá vê-lo, se vemos alguma orelhinha é um ajudante dele. Na verdade o coelho da Páscoa é uma lebre! A diferença é que a lebre é um animal que pode viver em qualquer lugar, o mundo é sua casa e o coelho precisa de cuidados, precisa de gente, de uma casa. A lebre tem o altruísmo, se sacrifica pela outra, quando uma está sendo perseguida, morre por outra e isso acontece de forma inconsciente e instintiva. Estão constantemente em movimento, não fazem mal ao outro, mesmo sendo ameaçada, não irá se defender, a única coisa que faz é fugir e correr. A “lebre” esconde os ovos para que as crianças busquem, procurem e encontrem, representando a busca crística. Por todos estes motivos devemos pensar antes de darmos ovos do mercado para nossas crianças, principalmente antes do dia da Páscoa. O que queremos mesmo passar para o coração de nossas crianças? O tempo de Páscoa e até Ascensão (40 dias), estaremos pintando cascas de ovos com as crianças e colocando-as na sala até completar 40 e para isso peço que mandem ovos (furados nas extremidades e lavados com vinagre) para podermos trabalhar e continuar nossa vivência.


São muitos os segredos da Educação Infantil, é a única fase da vida que podemos ter segredos tão importantes e vivenciá-los com todo o corpo, é a oportunidade que as crianças têm de “veneração e gratidão”. O jardim de infância é o único lugar onde podemos proteger e preservar esse segredo, a vivência sempre ficará, as imagens se dissolvem com o desenvolvimento, mas as vivências são transformadas em forças.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page