A Importância da Alimentação Saudável para Crianças


Uma alimentação saudável está relacionada com o desenvolvimento benéfico do ser humano, porém na primeira infância especialmente nos primeiros sete anos, ela é de extrema importância pois a criança está formando o seu organismo, sistema nervoso, órgãos digestivos e respiratórios, todo o seu corpo físico está em processo de desenvolvimento.

Portanto uma alimentação balanceada e equilibrada não só no aspecto de quantidade mais em qualidade, baseada em diversos grupos alimentares (vegetais, frutas, cereais, leguminosas e proteínas), evitando o uso de alimentos ultraprocessados e fast foods, são essenciais neste ciclo de vida.

O estímulo a uma alimentação saudável deve ser encorajado já nesta fase tanto em casa como no ambiente escolar que tem papel fundamental nesta etapa pois é nele que a criança estabelecerá seus primeiros contato com refeições fora da atmosfera familiar, sendo exposta muitas vezes a à alimentos que talvez não faziam parte de suas refeições diárias. Além disso, neste período a criança começa a criar autonomia e a formar hábitos alimentares, ou seja “aprende” a gostar ou não de certos alimentos.

Por isso, é importante que escola e a família participem da educação alimentar das crianças, criando atitudes positivas e encorajando- os frente aos alimentos e à alimentação, pois a promoção e a adoção de hábitos alimentares saudáveis irão perdurar nas demais fases da vida.

Mariana Poppi- Nutricionista

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square